terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

De Onde Vem o Poder?

Tudo isso sobre hereditáriedade ou sobre entidades místicas ou a maioria das teorias parece pura baboseira se pensado por um tempo.
A influência paterna transmitiria aspectos físicos ou no máximo transmitir indiretamente aspectos psíquicos, porém só indiretamente.
E qual seria a intenção de uma entidade que pode conceder poderes? Porque não simplesmente ficar para si?
O poder me parece mais um estado de espírito algo que o seobreponha, daí uma idéia me parece muito convincente, o poder vem dos subjugados, de quem está por baixo, o poder na verdade é a força de vontade roubada de outrém simplismente para que ele não consiga reagir, não consiga lutar, não mais consiga subir.
Mas o poder também é uma faca de dois gumes, pois gera a cobiça, que uma forma de poder inversa, ela surge debaixo e rouba o poder dos mais altos, que pouco a pouco perdem a confiança e acabam por se tornarem subjugados aos seus inferiores.
E isso mantém o círculo fechado, o círculo de poder e destruição, pois sempre alguém destruirá pelo poder, ou seja, o poder por si só destroi para se manter sempre em movimento, se manter vivo, se manter rodando.
__________________________________________________________
Mais uma vez aí, dessa vez mais rebelde do que de costume.....flw

John

3 comentários:

  1. Excelente texto, Jão!!!!
    Poder é uma das coisas mais intrigantes que existe. Fazer que o outro aja de acordo com sua vontade. E, como você falou ele existe em duas vias: em quem transmite a ordem e quem , por algum motivo, faz a vontade de outrem. Por medo, por convenção, por confiança, gerlamente pelo três.
    abrá

    ResponderExcluir
  2. Estando inserido numa "supercamada", acima de uma camada inferior, você olha para o inferior e percebe que o poder exercível ali é "useless" no seu domínio atual. E você pode dar, tirar e manejar o poder exercível ali como um escambo, como um artifício de conseguir algo que possa te beneficar na sua camada superior.

    ResponderExcluir